Smaller Default Larger

Cidade de Jaíba sediará o 1º seminário Territorial Sobre uso Sustentável dos recursos hídricos.

Jaíba - 08/07/2015 (ascom) A Secretaria de Meio Ambiente em Parceria com o consórcio Serra Geral, Promoverá nos dias 10 e 11 de Julho o 1º seminário Territorial Sobre uso Sustentável dos recursos hídricos.
Tema ''PRESERVÁGUA'' Captação da água para preservação da comunidade, esse seminário chamará a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Considerando o cenário dificultoso na região Norte de Minas Gerais, as lideranças tem tido grande preocupação com a sustentabilidade das ações de enfrentamento à seca, tais como abertura de poços, barraginhas e instalação de cisternas.
Neste contexto, procuramos alternativas para retenção da água da chuva, de maneira racional e duradoura, considerando as condições climáticas de alta evaporação, concentração do período chuvoso, ocorrência de chuvas torrenciais e solo arenoso, com boa capacidade de infiltração.

sse evento é sem sombra de dúvidas e o resultado da visita do secretario de Meio ambiente (José dos santos) e a (Danielle Morais) da Planejamento e Engenheira Agrônoma a Natal no mês passado. receberemos Dr. Padilha onde discutira as possibilidades de estruturação de um projeto a ser financiado pelo Ministério do Meio Ambiente.
O objetivo maior deste Seminário é estruturar um Plano de Gestão Ambiental focado nas micro bacias hidrográficas, de maneira a reabastecer os reservatórios de água subsuperficial, alimentando nascentes e poços artesianos. Estamos vendo esta necessidade iminente já que outras políticas públicas de convivência com o Semiárido estão falidas, pois poços artesianos estão secos, barraginhas tem se rompido e assoreado, e práticas conservacionistas efetivas têm sido negligenciadas. Neste sentido, procuramos um caminho de práticas que sejam de fato sustentáveis.
Local: Centro de Eventos em Jaíba/MG.
Data prevista:
10 de julho - Manhã: Seminário com dezesseis municípios da Serra Geral de Minas Gerais com apresentação da situação atual do município com relação à seca, políticas públicas que foram adotadas no município e situação do ano mais crítico.
Tarde: Palestra com o Dr. José Artur Padilha - Projeto Base Zero - Explicação do conceito e aplicações.
Palestra com o Dr. Francisco Campello - Atuação do Ministério do Meio Ambiente e principais programas para enfrentamento à seca. Alternativas de financiamento de projetos relacionados à temática ambiental, notadamente preservação e restauração de recursos hídricos no semiárido.
11 de julho - Visitas às áreas críticas na região de Jaíba, Janaúba, Catuti e Espinosa, com uma tarde de capacitação pra construção dos barramentos.
contamos com sua presença.

visitas on line

Tempo e Temperatura

Cidades Conectadas

Pensamento do Dia

Quereis ser felizes por um momento? Vingai - vos. Quereis ser felizes para sempre? Perdoai. (Lacordaire)

Visitas on Line

Temos 22 visitantes e Nenhum membro online

on

Apoio Cultural

Arte Turismo

Conheça Nossos Parceiros

  norte line