• liberdade feliz 2015
    liberdade feliz 2015

    # 24 Horas na Net

    # Estamos Transmitindo em HD

    # Programas em tempo Real

    # Transmissão de todo conteúdo Local

  • baner 87
    baner 87
  • Alegria No Ar
    Alegria No Ar

    # 24 Horas na Net

    # Estamos Transmitindo em HD

    # Programas em tempo Real

    # Transmissão de todo conteúdo Local

baixe no app

 

Smaller Default Larger

Jaíba completa 22 anos de emancipação neste domingo, 27 de abril

Jaíba/MG - 27/04/2014 Jaíba é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Situado na região da Serra Geral, no Norte de Minas, Jaíba foi emancipado de Manga e de Monte Azul em 27 de abril de 1992. O município fica na margem direita do rio São Francisco e é banhado pelo rio Verde Grande, com acesso pela MG-401, que liga Janaúba a Manga.
 Conforme o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Jaíba era de 32.190 habitantes. Parte do Projeto Jaíba está situada no município de Jaíba.
Antes da emancipação, a localidade que hoje é Jaíba se dividia em duas comunidades, separadas pelo rio Verde Grande. Antes da ponte, no sentido Janaúba para Matias Cardoso, era a comunidade de Otinolândia, distrito de Monte Azul. Depois da ponte, no sentido Janaúba para Matias Cardoso, era a comunidade de Jaibênia, distrito de Manga.

ISTÓRIA
A Colônia, ou o projeto de Colonização, teve seu início em 1949, quando ocorreram os primeiros assentamentos de colonos na região de Gado Bravo, na margem esquerda do rio Verde Grande. Nessa ocasião foi lançado o Projeto Jaíba, projeto de irrigação, localizado no município de Jaíba, com água captada do rio São Francisco, em sua margem direita.
No período de 1967 a 1976 houve grande avanço nas atividades econômicas do Projeto, que ocasionou o surgimento do povoado de Novo Horizonte, na margem direita do rio Verde Grande, município de Monte Azul.
O povoado cresceu rapidamente e foi transformado em distrito, através da Lei nº 6.769, de 13/05/1976, com o nome de Otinolândia. Em setembro de 1991 foi criado o Distrito de Jaibênia.
Em 1992 trouxe a emancipação do município, sendo que, partindo da margem direita do rio Verde até a Vila de Otinolândia, desmembrou uma parte de Monte Azul e da margem esquerda até a Vila Jaibênia, a área deixou de pertencer a Manga.
O município de Jaíba sedia o maior projeto de irrigação em área contínua da América Latina - Projeto Jaíba.

Fonte: Oliveira Júnior

visitas on line

Tempo e Temperatura

Cidades Conectadas

Pensamento do Dia

Somos mais pais do nosso futuro do que filhos do nosso passado. (Miguel de Unamuno)

Visitas on Line

Temos 87 visitantes e Nenhum membro online

on

Apoio Cultural

Arte Turismo

Conheça Nossos Parceiros

  norte line