• liberdade feliz 2015
    liberdade feliz 2015

    # 24 Horas na Net

    # Estamos Transmitindo em HD

    # Programas em tempo Real

    # Transmissão de todo conteúdo Local

  • baner 87
    baner 87
  • Alegria No Ar
    Alegria No Ar

    # 24 Horas na Net

    # Estamos Transmitindo em HD

    # Programas em tempo Real

    # Transmissão de todo conteúdo Local

 

Smaller Default Larger

Cidade de Matias Cardoso vai ganhar rede de esgoto

Matias Cardoso/MG - 30/03/2014 Codevasf já escolheu empresa responsável pela obra, que tem custo previsto de R$ 11 milhões

Uma boa notícia para a seca de obras que domina a paisagem na atual administração do prefeito Edmárcio de Souza Leal, o Edmárcio da Sisan (PSC), em Matias Cardoso. O governo federal vai investir recursos da ordem de R$ 11 milhões para a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município. Cerca de quatro mil pessoas serão beneficiadas com a obra, que será conduzida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)  e conta recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Não há ainda previsão de quanto a melhoria será entregue à população local.

A iniciativa é parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 ministérios, e faz parte das ações previstas como compensação pelo projeto de transposição das águas do Rio São Francisco na Região Nordeste.

 contrato com a empresa que será responsável pela execução das obras já foi assinado. A próxima etapa será a assinatura da ordem de serviço. O sistema de Matias Cardoso será composto por rede coletora de esgoto com extensão de 21,9 mil metros; 1.098 ligações prediais; interceptor I com extensão de 673 metros e interceptor II com extensão de 556 metros; uma estação elevatória de esgoto bruto; estação de tratamento de esgoto preliminar e duas lagoas, sendo uma anaeróbia e a outra facultativa.

O gerente de Empreendimentos Socioambientais da Codevasf, Igor Soriano, enumera os benefícios dessa iniciativa, empreendida no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: “Podemos citar melhoria da qualidade da água para consumo humano e animal, com eliminação das fontes de poluição e contaminação; melhoria das condições de saúde da comunidade; redução da incidência de doenças, principalmente nas crianças; melhoria das condições de higiene das ruas; redução dos gastos públicos aplicados no tratamento de doenças; diminuição dos custos no tratamento de água para abastecimento e melhoria das condições sanitárias locais”.

Para a secretária de Saúde de Matias Cardoso, Luciene de Almeida, a ação representa um marco para o município. “Quando um sistema de esgoto é implantado, a qualidade de vida dos habitantes muda. Para nós, matienses, isso vai representar uma melhoria nos indicadores de saúde. Quando eu falo em questão de saúde, nos ajuda muito o conhecimento da população. Por isso, trabalhamos com campanhas em que os profissionais levam, aos cidadãos, informações sobre prevenção e higiene”, salienta a secretária.

O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Jansen de Souza, explica que a maior parte das casas em Matias Cardoso conta hoje com sistema de fossa. “Já tivemos a primeira etapa da implantação de saneamento básico iniciada. Tem uma parte no município que já está pronta, mas ainda não está sendo utilizada. Todos nós estamos esperando a continuidade desse trabalho, para que possamos usufruir do sistema que traz benefícios, sobretudo, na área da saúde”, acrescenta.

visitas on line

Tempo e Temperatura

Cidades Conectadas

Pensamento do Dia

Apesar das tuas falsidades, das tuas lutas penosas e dos sonhos arruinados, a Terra continua a ser bela. Desiderata

Visitas on Line

Temos 8 visitantes e Nenhum membro online

on

Apoio Cultural

Arte Turismo

Conheça Nossos Parceiros

  norte line