Smaller Default Larger

Fazenda de sementes Tolentino em Itacarambi e ocupada por Vazanteiros

Itacarambi/MG - 12/03/2014 Mais de 200 pessoas ocuparam a propriedade da Fazenda Semente Tolentino localizada às margens do Rio São Francisco em Itacarambi. Os vazanteiros não sairão enquanto não houver um dialogo com as autoridades. Enquanto isso, o movimento cresce a cada dia. Nesta manha(11) dezenas de mães levaram os filhos e aderiram o movimento. A Associação dos Vazanteiros do Município de Itacarambi, juntamente com o presidente Cicero Ferreira de Lima  disse que as 67 famílias vazanteiras  da Ilha da Maria Preta que o grave conflito sofrido pelas 150 famílias que hoje trabalham e tiram seu sustento numa área de aproximadamente de 3ha. Por família.

 

A Ilha da Maria Preta está situado nas margens direita do São Francisco no município de Itacarambi, região Norte Mineira. Segundo o presidente da Associação “”vivemos a muitas gerações convivendo com o rio São  Francisco e  tirando nossos sustentos, abastecendo a feira livre, os moradores da vizinhança e mantendo nossas tradições herdadas de nossos pais, avós e bisavós, do cultivo dos lameiros das vazantes, do raçado da terra e da pesca.”
Cicero disse ainda “Hoje vivemos oprimidos e encurralados, no entorno dos parques, da APA Sabonetal e do Projeto Jaíba.
Os vazanteiros estão  preocupados com a situação de violência e de opressão em que  vivem estas famílias. Relatam que  durante a estiagem prolongada, os criadores de gado da região  vem soltando as criações de gado da região vem soltando as criações nas lavouras, destruindo toda plantação de subsistências das famílias e ameaçando de expulsão da Ilhas.
Denunciam ainda que os criadores de gado com o proposito de semear capim para a formação  de pastagem para o gado quase todos os anos vem provocando enormes queimadas, vem chegam até as margens do rio, destruindo a vegetação e os animais silvestres.. e já encaminharam denuncias á vários Órgãos públicos de Itacarambi e Januária  pedindo providencias.
A fazenda ocupada tem aproximadamente 1.500 hectares de terra. Enquanto permanece a ocupação, os vazanteiros  esperam com urgência a intervenção dos órgãos, visando o imediato levantamento das terras da união e a concessão de uso das mesmas até  que a situação  do território seja resolvido.

Fonte:http://www.pablodemelo.blogspot.com.br/

visitas on line

Tempo e Temperatura

Cidades Conectadas

Pensamento do Dia

Se tiveres a coragem de olhar o mal cara a cara, de o veres como realmente é e de lhe dares o seu verdadeiro nome, ele não terá poder sobre ti e poderás destrui - lo. (Lloyd Alexande)

Visitas on Line

Temos 43 visitantes e Nenhum membro online

on

Apoio Cultural

Arte Turismo

Conheça Nossos Parceiros

  norte line