Jaíba/MG - 16/06/2014 "Sorteio entre amigos pagou premio máximo de 22 mil reais" A Igreja Católica de Jaíba,encerrou os festejos e as programações da vigésima edição da festa tradicional"São Cristóvão"o santo protetor dos motoristas e caminhoneiros.O evento que iniciou no dia onze, no setor são Cristóvão(bairro veredas)em Jaíba,terminou nesse domingo(15) na Igreja Nossa Senhora da Glória.A programação iniciou as 8:00 horas,com carreata de São Cristóvão passando pela avenida principal,chegando à praça N.SGlória.Após,foi realizada uma missa campal, no pátio da Igreja,ministrada pelo pároco da Cidade Pe.Valdecir Pereira.Estiveram presentes na celebração,as autoridades do Município,festeiros,fiéis,e muitos visitantes de cidades vizinhas.Um dos momentos que marcaram a celebração da missa, foi a homenagem feita ao saldoso senhor Creone.Creone esteve,e vivenciou o festejo de São Cristóvão desde o início, e sempre contribuiu para a realização dos eventos,e conquistou o respeito e admiração da comunidade. Foram apresentados os novos festeiros para a edição de 2015.Após a Missa, foi apresentado show de viola, com a dupla mirim,Gabriel e Cristiane.A dupla encantou a plateia com o carisma,e demonstraram a autêntica cultura norte mineira, ao som da viola caipira.Além da dupla, foi apresentado o show de Ademir.As 15:00 horas, iniciou o sorteio entre amigos,já previsto na programação.As cartelas disponíveis para concorrer,teriam se esgotado bem antes de iniciar o sorteio.Foi sorteado, uma bicicleta,um televisor,um pacote de aulas de rua(habilitação),e o premio máximo no valor de 22 mil reais.O maior prêmio obteve dois ganhadores, resultando em 11 mil reais para cada um.
Leia mais:DOMINGO DE ENCERRAMENTO DE FESTA SÃO CRISTÓVÃO EM JAÍBA/MG
Missão vocacional na Diocese de Janaúba-MG. Hoje iniciamos uma pequena missão vocacional na cidade de Jaíba norte do estado de Minas Gerais, com Pe. Celmo (Belo Horizonte), Pe. Gilvan (Rio de Janeiro) e os religiosos de teologia de Belo Horizonte, Dirceu, Anderson, Fabiano, Alexandre, Neuzivan, Renaldo e Geraldo. Estavam presentes as irmãs: Rufina (orionita), Ir. Antônia (Serva Reparadora) Ir. Alzineide (Doroteia), Ir. Almezina (Imaculatina). A missão acontece na Paróquia Nossa Senhora da Glória que tem como Pároco o Padre Valdeci ex-orionita. A cidade tem 46 mil habitantes e a paróquia é dividida em 46 comunidades. Os missionário foram enviados pelo Pe. Valdeci a todas as comunidades da Paróquia na missa de Domingo de Ramos. Permaneceremos nesta missão até o dia 21 de Abril. Nesta cidade encontra-se o projeto jaíba, com uma grande produção de frutos para exportação nacional e internacional às margens do Velho Rio São Francisco que clama por socorro. Estamos em oração como orionitas nestes 100 anos de missão no Brasil.
"Párocos e fiéis dos 24 Municípios regionais participaram de missa presidida pelo Bispo Dom José Ronaldo"
Jaíba/MG - 27/04/2014 A semana santa no mundo cristão católico tem por finalidade reviver trazer a memória o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. A convite do pároco de Jaíba Pe. Valdecir, os missionários orionitas: Pe. Celmo e Pe. Gilvan e os clérigos: Alexandre, Anderson, Dirceu, Fabiano, Geraldo, Neuzivan e Renaldo e algumas religiosas: Ir. Almezina (Imaculatina) Ir. Alzineide (Dorotéria) Ir. Antônia (Serva Reparadora), Ir. Rufina (Orionita). Chegaram na cidade dia 12 de abril por volta das 18 horas e foram recepcionados pelos membros das pastorais e as irmãs Servas da Visitação que ali residem. Após um pernoite na cidade sede e receberem a benção de envio durante a missa do domingo de Ramos, os religiosos e religiosas foram designados para as várias comunidades que compõem a paróquia. Nas comunidades a missão compreendeu celebrações com o povo, visita nas diversas famílias, orientação e confissão, unção dos enfermos, encontros com os jovens, crianças, coordenadores e animadores de pastorais.
Para o pároco Pe. Valdecir a presença, testemunho dos missionários e missionárias além de ser uma colaboração na condução dos momentos celebrativos foi uma oportunidade de uma maior aproximação da igreja com os paroquianos mais distantes. Para as irmãs Servas da Visitação residentes na cidade, a presença dos religiosos e missionários representaram uma força motivadora da vida religiosa no compartilhar a missão. Para as irmãs Servas Reparadoras a missão foi um avivamento e um novo impulso para o cumprimento da própria vocação e missão.
Para as irmãs Orionitas foi uma experiência muito rica o compartilhar a espiritualidade e perceber na simplicidade a grande fé do povo. Para as irmãs Filhas de Maria Imaculada foi uma ocasião de crescimento através da partilha, da oração. “Oportunidade de evangelizar e sair evangelizadas”.
Para os religiosos Orionitas foi uma oportunidade para colocar a teologia em pratica e apreender com o povo quais são as suas reais necessidades para a vivência da fé
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz, na tarde desta quarta-feira, 05.03, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2014. Este ano, o tema é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
A campanha é lançada sempre na quarta-feira de Cinzas. O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidirão a cerimônia de abertura da campanha.
Durante o evento de lançamento, será divulgada a mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade.
Em todo o país, paróquias e dioceses programaram atividades para a quarta-feira de Cinzas, primeiro dos 40 dias do período da Quaresma.
Campanha da Fraternidade 2014
Geraldo Trindade*
Temos 21 visitantes e Nenhum membro online